Doenças do sistema nervoso em cães e gatos

- Epilepsia e crise convulsiva - Hérnia de disco - Meningite e meningoencefalite - Tumores do cérebro

Cães e gatos, como as pessoas, podem sofrer de problemas que afetam o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e o sistema nervoso periférico (nervos periféricos, placa neuromuscular e nervo). Dificuldade para caminhar, fraqueza, epilepsia e convulsões, alterações no comportamento e dor, podem ser alguns dos sinais clínicos atribuíveis a patologias neurológicas que requerem a intervenção de médicos treinados nesta disciplina especializada.

O serviço de neurologia e neurocirurgia veterinária é responsável por reconhecer e tratar doenças como hérnia de disco, epilepsia, trauma na coluna, tumores do sistema nervoso, doenças congênitas e outras doenças que podem criar sérios problemas para os animais e seus proprietários. e afetar sua qualidade de vida.

O primeiro passo para reconhecer a presença de um problema neurológico consiste em realizar um exame neurológico que consiste em algumas habilidades manuais simples destinadas a testar as reações e reflexos do nosso amigo de quatro patas. Durante a visita, o neurologista precisa coletar informações sobre a história e os sinais clínicos do paciente junto com o proprietário. Portanto, é sempre útil visitar a documentação das investigações e testes já realizados pelo seu veterinário. Trazer alguns vídeos amadores feitos em casa no momento do mal-estar pode ser de grande ajuda para quem visita o cão ou gato que sofre de um problema neurológico que se manifesta apenas em episódios.

Na neurologia veterinária, muitas vezes são necessárias técnicas avançadas de diagnóstico, como ressonância magnética e tomografia computadorizada (TC) e procedimentos complexos, como biópsias de músculo e nervo e amostragem de líquido cefalorrequidiano para o diagnóstico. Na maioria dos casos, os procedimentos de diagnóstico devem ser realizados sob anestesia geral e requerem a colaboração dos departamentos de medicina interna, diagnóstico por imagem, anestesia e patologia clínica. Dessa forma, é possível otimizar o caminho do diagnóstico e obter um gerenciamento de 360 ° do problema neurológico.

O diagnóstico correto de uma patologia neurológica serve para definir o tratamento mais adequado para cada paciente. As soluções terapêuticas podem ser cirúrgicas, farmacológicas ou mesmo fisiátricas, dependendo da doença subjacente.

Cirurgia de hérnia de disco, estabilização vertebral, terapia de estados convulsivos e doenças inflamatórias do sistema nervoso são apenas alguns dos tratamentos possíveis que o departamento de neurologia e neurocirurgia disponibiliza para nossos amiguinhos.