Acupuntura é reconhecida como uma ciência médica e considerada uma terapia neuronal periférica, ou seja, promove efeitos fisiológicos que ocorrem através de sinapses neuronais e somatovíscerais.

Consiste na inserção de agulhas específicas através da pele, nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos específicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.

Estes pontos podem ser ainda estimulados pelo uso de calor (Moxa), de ventosas, pressão, estímulos elétricos e, mais recentemente, por irradiação de raio laser.

A acupuntura veterinária é uma ciência médica, com relatos científicos comprovados, portanto, não promove uma “cura psicológica” e sim resultados reais e satisfatórios.

Indicações:

Estados álgicos (dor), afecções do sistema neurológico, transtornos ósseos e articulares, traumatologia e redução funcional dos membros, sedação e analgesia, depressão e mudanças de ambiente, qualidade de vida para animais senis.

Vantagens:

Não possui efeitos colaterais, equilibra o corpo como um todo, procedimento rápido, indolor, serve como complemento à outras terapêuticas, não necessita de anestesia, promove bem estar e qualidade de vida.

A Fitoterapia, a Acupuntura e a Homeopatia identificam e tratam as causas das doenças, não simplesmente aliviando a dor de um mal, mas sim curando a doença de dentro para fora, onde o organismo do animal é equilibrado, levando todos os órgãos a funcionar corretamente, gerando mais saúde.