O CEV usa várias ferramentas de ponta para fornecer as informações necessárias para obter diagnósticos. Os resultados dessas análises são muitas vezes fundamentais para monitorar a progressão da doença.

Nosso departamento de imagem especializado oferece suporte de diagnóstico para animais de estimação e animais exóticos. Oferecemos um serviço padrão de alta qualidade, garantido pelo uso dos mais avançados métodos e tecnologias de diagnóstico, seguindo a filosofia especializada.

Nossos serviços incluem radiologia digital e ultrassom com Doppler Colorido.

RADIOLOGIA:

O exame radiográfico é uma investigação diagnóstica que utiliza radiação ionizada para obter imagens específicas do corpo de nossos animais, tanto do esqueleto quanto dos tecidos moles, exatamente com a mesma técnica usada para obter radiografias para humanos.

Quando solicitar exame radiológico?

Sempre quando o médico veterinário suspeitar de alterações internas ou externas do corpo.

Tórax: um exame radiográfico do tórax permite observar a estrutura esquelética externa (vértebras, costelas, esterno) e os diferentes órgãos contidos no interior (esôfago, traquéia, vasos grandes, coração, pulmões etc.).

Abdômen: a análise radiográfica da posição, forma, tamanho, conteúdo e radiopacidade dos inúmeros órgãos da cavidade abdominal (fígado, baço, pâncreas, estômago, intestino, rins, bexiga, ovários etc.) pode ser muito útil para o médico veterinário.

No entanto, nem todos os órgãos da cavidade abdominal são visíveis com uma radiografia direta do abdome; portanto, em alguns casos, pode ser necessário usar outros testes, como a radiografia de contraste (uso de meio de contraste para destacar órgãos ou lesões específicas) ou ultrassonografia abdominal para melhor investigar as estruturas abdominais.

Esqueleto: os ossos são estruturas claramente visíveis no exame radiográfico, o que é muito útil   para encontrar lesões de várias naturezas, como fraturas ou alterações degenerativas (artrose).

Nossa instalação possui uma radiologia digital de última geração que nos permite   obter uma qualidade de imagem muito alta, diminuir o tempo e o número de exposições a raios-x e realizar medições   após a aquisição. Além disso, este sistema permite arquivar a imagem e criar uma cópia em CD, para ser entregue ao tutor imediatamente após o exame radiográfico.

ULTRASSONOGRAFIA com DOPPLER COLORIDO:

Método diagnóstico bidimensional, não invasivo, utilizado para avaliação e mensuração dos órgãos internos torácicos (Pulmões, coração, líquidos (efusão) e abdominais (Fígado, Baço, Rins, Pâncreas, Adrenais, Bexiga, Intestinos, Estômago, Próstata, Testículos, Útero e Ovários), assim como a detecção precoce de anormalidades destes órgãos, tais como formações neoplásicas, derrames cavitários (líquidos), corpos estranhos (osso, pano, agulha, dentre outros .

A Ultrassonografia é um dos métodos de auxilio diagnóstico mais versáteis e abrangentes, que raramente necessita de sedação ou anestesia para sua realização.

O desenvolvimento tecnológico, transformou a ultrassonografia em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida. Somado ao Doppler colorido, faz o complemento do procedimento tradicional em modo preto e branco, tornando o exame mais acurado e capaz de oferecer informações relevantes.

Nos permite localizar trombos vasculares, avaliar o grau e o tipo de vascularização dos órgãos,  assim como pequenos nódulos e/ou formações.

Algumas das Indicações Clínicas para a realização do exame ultrassonográfico são:

Medicina Preventiva (Check Up)

Emagrecimento Progressivo

Perda parcial ou total do apetite (Anorexia)

Dor Abdominal

Alterações Gástricas e Intestinais

Alterações do Trato Urinário

Alterações Endócrinas

Alterações Reprodutivas

Oncologia

Gestação

O preparo para a realização do Ultrassom Abdominal e Pélvico consiste em, jejum alimentar de 8hs, hidratação à vontade e evitar que o Pet urine 1 hora antes do exame.

Dispomos do serviço de Ultrassonografia fixa e móvel para realização de exames emergenciais, AFAST  (Assessment Focuses Abdominal with Sonography of Trauma), para detecção de líquidos abdominais e torácicos.

O procedimento é realizado pelo próprio médico veterinário intensivista no local, ou por um médico veterinário ultrassonografista, sem a necessidade de deslocamento do paciente, preservando assim a integridade do mesmo e maior conforto para o paciente.