Desde o inicio do ano, o CEV conta com mais artifício para o tratamento das nefropatias, a Hemodiálise. Processo que permite a remoção de substâncias tóxicas através da passagem de sangue dentro de um filtro ou "rim artificial" que permite a remoção de toxinas em cães e gatos.

Em cães e gatos, os tratamentos de diálise são usados principalmente em casos de insuficiência renal aguda, mas também são usados como terapias coadjuvante em envenenamento, overdose de drogas e desequilíbrios graves de eletrólitos.

É possível tratar com segurança pacientes com peso inferior a 1,5 kg e acima de 100 kg.

A diálise é o tratamento de escolha na insuficiência renal grave refratária à terapia médica padrão.

Especificamente, as seguintes condições são indicações para diálise: anúria e oligúria graves (respectivamente, incapacidade total ou parcial para produzir urina), alterações eletrolíticas e ácido-base graves, presença de edema generalizado e insuficiência renal grave que não responde aos tratamentos médicos padrão.

O tratamento dialítico envolve um prognóstico mais favorável se realizado imediatamente; portanto, um cão ou gato se torna candidato à diálise se a terapia médica padrão não for eficaz após 24 a 48 horas. Em cães e gatos envenenados, a pontualidade do tratamento dialítico assume uma importância ainda mais fundamental;

As sessões de diálise geralmente precisam ser repetidas por 2-4 semanas; apenas uma pequena proporção de cães e gatos mostra recuperação mais rápida.

Alguns pacientes ainda levam meses para recuperar a função renal adequada e outros, infelizmente, mostram danos renais irreversíveis.