Os distúrbios do trato gastrointestinal são uma das causas mais

frequentes de cães e gatos de todas as idades submetidos a um exame médico veterinário.

Nos últimos anos, o notável desenvolvimento de métodos de diagnóstico e protocolos terapêuticos permitiu um crescimento exponencial do conhecimento neste ramo da medicina interna, que ocupa um lugar de importância primordial.

Durante a consulta, a coleta precisa da história clínica do paciente, o início dos sintomas, a idade e a raça do paciente, são fundamentais para poder formular uma abordagem lógica e sistemática do problema, para identificar o processo diagnóstico correto e para formular os diagnósticos diferenciais que levará à solução do problema.

Embora a maioria dos distúrbios agudos se deva a indiscrições alimentares, eles são autolimitados e requerem nada além de terapia sintomática.

No entanto, em alguns casos, principalmente em patologias crônicas, são necessárias investigações mais aprofundadas, como: radiografias do abdômen e do tórax , ultrassonografia abdominal, endoscopia (gastroduodenoscopia e retocolonoscopia), exames de fezes direcionados não apenas à busca de parasitas "tradicionais", exames de sangue para avaliação da função pancreática e hepática, exames para reconhecimento de uma possível má absorção ou crescimento bacteriano no intestino.

Tudo isso é planejado e conversado durante a consulta com o especialista, para poder diagnosticar exatamente o problema e resolvê-lo.

Em casos graves, o suporte hospitalar completo compensará os déficits nutricionais causados ​​por distúrbios gastrointestinais graves agudos ou crônicos, muitas vezes altamente debilitantes para os pacientes.

O CEV é capaz de oferecer suporte completo para o diagnóstico e tratamento de doenças gastroenterológicas.