A área especializada em Cardiologia e Cirurgia Cardíaca do CEV possui todas as ferramentas de diagnóstico necessárias para realizar um diagnóstico adequado.

O objetivo do setor especializado em Cardiologia e Cirurgia Cardíaca do CEV é oferecer um serviço de qualidade no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, a fim de ajudar nossos pacientes e fornecer suporte técnico e científico aos médicos veterinários.

Isso permite identificar o tipo de doença cardíaca, possivelmente iniciar terapia direcionada e realizar monitoramento adequado. O exame cardiológico, exames laboratoriais completos, ecocardiografia, eletrocardiografia básica e HOLTER STUDY  são as ferramentas de diagnóstico que, juntamente com o suporte radiológico especializado do tórax, permitem oferecer um processo diagnóstico completo é o monitoramento mais adequado para a patologia diagnosticada.

Monitorização Eletrocardiográfica Ambulatorial (Holter):

Também conhecido como Sistema Holter, permite a monitorização contínua do eletrocardiograma durante as atividades diárias dos pacientes.

É um método não invasivo que permite documentar e quantificar a frequência e a complexidade das arritmias, correlacionando-as com as manifestações clínicas (como os desmaios). Também é possível avaliar se a terapia antiarrítmica está sendo eficaz.

O equipamento é composto por, cabos e eletrodos e um gravador (leve e pequeno) onde são registrados os dados obtidos. O paciente é preparado fazendo-se a tricotomia (retirada dos pêlos) dos dois lados do tórax para a colocação dos eletrodos.

Os cabos são conectados aos eletrodos e ao gravador, que é posicionado junto com a coluna torácica do animal com esparadrapos, bandagens compressivas e roupa cirúrgica.

O paciente volta para casa e durante 24 h o tutor deve anotar as atividades do animal em um diário detalhado, contendo informações de qualquer manifestação clínica, assim como exercícios, período de repouso e sono.

O relatório fornece detalhes sobre o ritmo do paciente, frequência cardíaca e análise das arritmias, correlacionando-as com os eventos do diário. O exame ajuda o clínico responsável a avaliar e instituir a melhor terapia para o quadro clínico apresentado pelo paciente.

Ecodopplercardiograma:

O exame ecodopplercardiográfico é o estudo do coração e dos grandes vasos por meio do uso do ultrassom, somado ao uso do efeito Doppler (que faz a avaliação das velocidades dos fluxos de sangue entre as câmaras cardíacas e artérias do coração).

É o principal meio diagnóstico empregado na medicina veterinária para avaliação das enfermidades congênitas, adquiridas e de outras doenças que podem interferir no funcionamento cardiovascular adequado, como a presença de massas (tumores).

O ecodopplercardiograma é um exame indolor e não invasivo. Não é necessário preparo prévio, somente a tricotomia (retirada dos pelos) do tórax e posicionamento do paciente em decúbito lateral (deitado de lado) na mesa do exame. É realizado em geral sem a necessidade de sedação.

Eletrocardiograma:

O exame eletrocardiográfico é o estudo da atividade elétrica do músculo  cardíaco através da superficie corpórea.

Fornece informações sobre a frequência e ritmos cardíacos, e é o teste de escolha para detecção de arritmias.

É um exame rápido, em que o paciente é posicionado em decúbito lateral (deitado de lado) e são colocados eletrodos nos membros e tórax do paciente (procedimento indolor).

O monitoramento é feito por 3 a 5 minutos em média, podendo se estender de acordo com a necessidade, e a captação do registro feita por aparelho computadorizado.

Nosso centro também oferece a possibilidade de realizar intervenções cardiológicas intervencionistas, como fechamento do ducto arterioso persistente (PDA), extração de macrofilárias e sistema de marcapasso, o que nos permite melhorar a qualidade e a expectativa de vida do paciente com doenças cardíacas congênitas e adquiridas.